Impressiona a comunidade médica e científica mundial!

esrefAos 53 anos, o turco Esref Argaman impressiona a comunidade médica e científica mundial!
Com sua habilidade extraordinária: cego de nascença, ele pinta usando uma técnica considerada dificílima: a da perspectiva de três pontos.
Ele disse que, quando começou a pintar, aos 6 anos, não tinha pretensões de virar um artista:
Eu só queria entender melhor o ambiente onde vivo.
Argaman, que nunca estudou arte, tem sido comparado ao pintor renascentista Brunelleschio, que também usava a tal técnica.
Deus me deu a habilidade de pensar e usar esses pensamentos através das mãos. Este é o jeito pelo qual eu conheço o mundo – disse.
Ele já passou por vários testes médicos e científicos e disse que, às vezes, sente-se cansado e preocupado. O pintor contou que não se considera um super-humano.
Como não sei exatamente o que os médicos querem descobrir, meu medo é que eu esteja sendo usado como cobaia. Mas se eu puder contribuir para a melhoria de vida dos deficientes físicos fico extremamente feliz – explicou.
Os médicos fizeram exames enquanto Esref pintava e detectaram o que parecia impossível: áreas do nosso cérebro que são acionadas quando estamos vendo alguma coisa, ficam altamente ativas quando Esref desenha.
Esref pinta com os dedos ao invés de pincéis, e ele usa as mão para poder “ver” o que está pintando, ele toca, sente o formato das coisas, e depois passa tudo para o papel.

O impressionante é como Esref consegue desenhar cachoeiras, praias, e grandes paisagens com suas cores exatas, se nunca os pode ver, nem tocar.
Eu nasci cego e não sei o que significam luz, cores e formas. Comecei usando pregos para desenhar, depois lápis de cor – contou ele. – Gosto muito de pintar flores, peixes e pássaros. E nunca sei se o que desenhei ficou bonito ou feio até mostrar para alguém. E, quando gostam, eu sinto muita paz.
Deus dá a todos nós, dons incríveis, cabe a nós administra,e usar cada um deles de acorde com s vontade de Deus para nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.